Objetivos do Código de Conduta:  
  • presente manual integra um conjunto de princípios que regem a atividade da empresa Matisforce e um conjunto de regras de natureza ética e deontológica a observar pelos respetivos membros dos Órgãos Sociais e por todos os colaboradores, na sua relação com clientes e fornecedores.
  PRINCIPIOS Principios de Conduta   Cada colaborador(a) é pessoalmente responsável pelo cumprimento das políticas, normas e procedimentos da sua área de trabalho e por ter uma atuação leal para com a organização.
  • Agir com profissionalismo, responsabilidade e rigor, assegurando a prossecução de uma conduta que salvaguarde continuamente os interesses da empresa
  • Adotar uma postura responsável e equilibrada e promover uma conduta civicamente consciente e respeitadora dos outros e de si próprio(a) em quaisquer circunstâncias.
  • Nunca pactuar com qualquer forma de assédio ou comportamento que atente contra a dignidade de colaboradores ou de terceiros.
Principios do relacionamento  
  • Contribuir para os bons resultados dos negócios da empresa, de forma assertiva, empenhada e criativa, de modo a atingir os objetivos com uma gestão adequada de riscos e de meios.
  • Ser cordial e respeitador com todos os interlocutores, usando a postura e a linguagem adequadas a um espaço de trabalho, e pautando-se pela honestidade e clareza em cada interação.
  • colaborador deve abster-se de exercer funções ou qualquer atividade em concorrência com a empresa.
  • Utilizar as redes sociais de forma produtiva e responsável, sem prejudicar a empresa ou o seu próprio desempenho profissional.
  Principios de comportamento A empresa exige de todos uma postura educada, aparência cuidada e comportamento criterioso em todas as situações do dia-a-dia, incluindo a sua conduta em ambientes públicos, na sua atividade profissional ou pessoal. Os colaboradores são responsáveis pelas ferramentas e utensílios colocados à sua disposição e têm a obrigação de cuidar dos materiais, equipamentos e instalações, utilizando-os de forma adequada e segura, de modo a assegurar a sua conservação e longevidade. A empresa espera que os seus colaboradores ajam com honestidade, transparência e integridade e repudia o seu envolvimento em atos irregulares ou fraudulentos.   COMPROMISSO Compromisso com os colaboradores  
  • Remunerar os colaboradores de forma justa, proporcionando vencimentos e benefícios em conformidade com a legislação nacional, normas e diretivas europeias e internacionais (OIT) e contratação coletiva aplicável.
  • Respeitar as regras legais referentes a férias, feriados, faltas, dispensas e licenças, em especial as relacionadas com a maternidade e paternidade.
  • Promover a segurança no local e ambiente de trabalho, proporcionando condições de trabalho seguras e saudáveis.
  • Promover a saúde no local e ambiente de trabalho, aplicando as normas legais em vigor sobre saúde ocupacional.
  • Não discriminar em função do género, raça, religião ou outras em que a diferença seja possível.
  Compromisso com a empresa
  • Assegurar a confidencialidade, privacidade e integridade da informação da empresa.
  • Não utilizar informação privilegiada em benefício próprio ou de terceiros.
  • Não divulgar factos ou informações confidenciais, respeitando as regras definidas a esse respeito.
  • Não divulgar dados ou partilhar qualquer documentação interna da empresa a terceiros, sem autorização prévia e específica do órgão competente.
Compromisso com acionistas e mercado  
  • Garantir o rigor, a veracidade e a oportunidade da informação disponibilizada em tempo útil aos acionistas e ao mercado.
  • Garantir a divulgação de informação financeira de forma abrangente, completa, e atual, apresentada com transparência, rigor, clareza e objectividade.
  • Garantir princípios de igualdade de tratamento e valorização do investimento dos acionistas, incluindo práticas de protecção dos acionistas minoritários.
  • Salvaguardar o princípio da transparência e assegurar as legítimas expetativas nas relações com os acionistas, com os investidores, com os demais stakeholders e com o mercado.
Compromisso com clientes  
  • Ter como principal desígnio da empresa a superação das expetativas dos clientes.
  • Garantir um tratamento profissional, claro, respeitoso e com lealdade para com todos os clientes e potenciais clientes.
  • Respeitar a privacidade da informação e demais dados exclusivos do relacionamento com os clientes.
  • Informar detalhadamente os clientes, e de forma verdadeira e transparente, sobre as caraterísticas, vantagens e especificidades associadas a cada produto ou serviço.
  • Acompanhar o cliente, em todo o relacionamento, com as informações necessárias a uma tomada de decisão esclarecida, assegurando o cumprimento escrupuloso das condições acordadas e seguindo com atenção todo o processo de pós-venda, de modo a garantir a total satisfação.
Compromisso com fornecedores e parceiros  
  • Selecionar fornecedores e parceiros com base em critérios objetivos e claros, promovendo a qualidade dos produtos e a estabilidade da relação.
  • Promover um relacionamento transparente que potencie relações de longo prazo e otimize os negócios de parte a parte.
  • Fomentar com fornecedores e parceiros um clima de profissionalismo, respeito e lealdade, que honre os compromissos assumidos e potencie a melhoria contínua dos objectivos comuns.
  • Assegurar o cumprimento escrupuloso das condições acordadas.
  • Respeitar a confidencialidade da informação e a propriedade intelectual nomeadamente no que respeita a propostas e orçamentos.
  • Diligenciar junto de fornecedores e parceiros a adoção das melhores práticas ambientais e sociais e assegurar que sejam cumpridos os padrões estabelecidos neste Código
  • Compromisso com a concorrência
  • Relacionar-se com os concorrentes de forma cordial, promovendo o respeito mútuo e a salvaguarda dos direitos de propriedade intelectual e material de cada interveniente.
  • Respeitar as regras de mercado, em leal concorrência, evitando práticas que possam impedir ou restringir a concorrência.
  • Promover a colaboração e o estabelecimento de entendimentos comerciais sempre que se estabeleçam condições para maximizar a entrada em novos negócios ou mercados em desenvolvimento.
  • Respeitar a legislação e regulamentação de concorrência.